Histórico do Lie - 2011
Isabel Maria Lopes
Márcia O. Barreto
A Prefeitura Municipal de Montenegro, através da SMEC – Secretaria Municipal de Educação e Cultura, iniciou o Projeto LOGO, em 1991, inédito na região do Vale do Caí, contando com verbas da SMEC, MEC e FAPERGS.
O prefeito em exercício era o Dr. Ubirajara Rezende Mattana, tendo como Secretária de Educação, Nice Antonieta Schüler e coordenadora do projeto, Argélia Carbonell.
A primeira escola beneficiada com o Projeto “LOGO Arte – Educação, um caminho para a saúde mental”, foi a E.M.E.F. José Pedro Steigleder, no bairro Santa Rita, que na época era E.M. De 1ª a 5ª séries e o Bairro chamava-se São Paulo.
Partindo-se do princípio que a escola é o espaço natural para o processo de construção do saber, através da percepção, expressão, comunicação e interação com o meio e os outros, a escolha do grupo de professores e escola deu-se seguindo os seguintes critérios:
· Alto índice de repetência e evasão escolar;
· População escolar de baixa renda;
· Equipe docente jovem e motivada;
· Área disponível para o Ambiente Logo.
No 1º semestre foi oportunizado a formação de pessoal docente, na Linguagem Logo, ministrado pela SEMEC de Novo Hamburgo, no CEPIC, num total de 262 horas de curso.
Na escola JPS o projeto teria três professoras facilitadoras que trabalhariam diretamente ao final do curso com os alunos no computador, sendo observado para esta escolha os seguintes critérios:
· Qualificação: Adicional de Educação Artística e ou Faculdade na área da Educação;
· Carga horária de 44 horas semanais na escola;
· Experiência com séries iniciais.
A partir do 2º semestre de 1991, começaram as sessões de informática, contando com 03 professoras facilitadoras: Jaqueline Severo Bach, Leila Becker Brandt e Rosâni Lautert; uma professora de música, Dulcimarta Lino e a coordenadora do projeto: Argélia Carbonell.
Neste ano foram 4 meses de sessões de informática, onde o trabalho foi centrado no papel do professor facilitador, tendo uma sala de informática com 03 micro computadores MSX, onde eram atendidas três 1ªs séries, pela manhã, em horário extra-classe e semanalmente as mesmas turmas tinham aula de música dentro da carga horária.
Em 1992, dobrou o número de máquinas, mas o espaço continuou o mesmo, sala dos microcomputadores e outra menor para as reuniões da equipe. Foi possível, neste ano, acompanhar os grupos inicias e os novos.
Paralelamente outras professoras facilitadoras dispuseram-se a trabalhar com suas turmas na sala de informática, algumas dentro da carga horária e outras fora dela, sendo incorporadas assim, turmas de pré, 1ªs, 2ªs, 3ªs, 4ªs e 5ªs séries, onde o enfoque principal foi a alfabetização, como a criança interage com a máquina dentro deste processo ensino e aprendizagem.
Em 1993, aumentou o número de máquinas, mas o espaço não. As turmas tinham um atendimento extra-classe de 45 minutos e outras tinham sessões quinzenais ou eram levadas por suas professoras num horário disponível, onde as mesmas desenvolviam um trabalho sem auxílio de equipe de informática, pois esta estava em reunião.
Neste ano o trabalho ficou centrado na interação das crianças e professores com este novo ambiente.
Em 1994, o trabalho deixou de fazer parte de um projeto e passou a ser um ambiente a mais em nossa escola, o Laboratório de Informática na Educação. Conseguimos adquirir mais uma sala, ficando o trabalho agora dividido em sala de microcomputadores e sala de jogos.
Neste ano foram atendidas 16 turmas de pré a 4ª série. A proposta era que o professor de classe viesse com toda sua turma e ficasse com metade dela na sala de jogos enquanto o outro grupo ficava no microcomputador. O objetivo principal era dinamizar o processo de construção de conhecimento, levando em consideração sua evolução no processo de aprendizagem dentro do Ambiente de Informática na Educação.
Em 1995, houve troca de coordenação, passou a ser a professora Mara Ribeiro, quanto ao ambiente, adquirimos o nosso primeiro microcomputador PC 386, com kit Multimídia, totalizando assim 10 micros: 9 MSX e 1 PC para atender turmas de 28 a 35 alunos.
Neste ano atendemos turmas dentro da carga horária e outras na modalidade de clube e o professor de classe passou a acompanhar sistematicamente o trabalho dos alunos diante do computador, procurando auxiliá-lo, enquanto uma das professoras de informática ficava na sala de jogos com metade da turma, propondo desafios sobre o assunto trabalhado no computador, em especial com relação aos comandos utilizados na Linguagem Logo.
Em 1996, diminuiu o número de alunos por série na escola e aumentou o número de computadores, passando a ser 12 máquinas: 9 MSX e 3 PCs. As sessões continuaram sendo realizadas em dois ambientes: desafios e microcomputadores, contando com a assessoria de uma professora de informática e com o professor de classe junto com os alunos no computador. Os professores de classe passaram a lançar desafios para seus alunos.
Em 1997, com a escola tendo alunos de pré a 8ª séries, foi necessário a redução de horário para podermos atender todos os alunos dentro da carga horária, mas mesmo assim foi preciso abrir um horário extra-classe para duas turmas de 8ª séries, na modalidade de clube.
As turmas passaram a preocupar-se mais com a escolha dos projetos realizados no laboratório de informática, questionando e interagindo bem mais com os professores e informática e os professores de classe.
Em 1998, no 1º semestre o laboratório de informática passou por reformas, deixou de ter dois ambientes, pois foi tirada a parede que separava as duas salas, ficando um espaço bem maior para a acomodação das máquinas e das turmas.
Através da COPESUL adquirimos mais 04 Pcs, ficando com 07 Pcs e 9 MSX. As turmas começaram a ser atendidas em sessões de 60 minutos, com projetos organizados em sala de aula com seu professor regente. O ambiente passou a ser ocupado pelos alunos, duas professoras de informática e professor regente, todos procurando auxiliar na execução do projeto proposto, interagindo com ideias, observações e acompanhamento sistemático. As 8ªs séries eram atendidas na modalidade de clube, procurando sempre desenvolver um projeto previamente organizado com auxílio do professor regente e de informática.
Em 1999, o laboratório de informática continua com 16 micros, sendo 09 MSX e 07 Pcs, atendendo todos os alunos da escola, em torno de 688 alunos, dentro da carga horária. As sessões de informática são de 60 minutos, sendo que cada turma inicia dentro de um projeto previamente elaborado por professor regente, turma e professoras de informática. É feito um acompanhamento sistemático da turma e de duplas, tanto por parte do professor de informática como pelo professor regente.
Neste ano a equipe de informática é composta por 03 professoras de informática, tendo uma responsável pela coordenação do trabalho de informática na escola, que é Jaqueline Severo Bach e as professoras Bibiana Kraemer e Isabel Lopes.
Em 2000, o laboratório conta com 20 microcomputadores, sendo que destes, 11 são MSX e 09 são Pcs. São atendidos todos os alunos, da Educação Infantil até a 8ª série do Ensino Fundamental, num total de 656 alunos, com sessões de 50 minutos, onde as turmas desenvolvem projetos elaborados juntamente com o professor de classe e professoras da equipe de informática.
Ao final de cada projeto é feito um parecer descritivo sobre o mesmo, ressaltando a importância do projeto para o processo ensino e aprendizagem, o envolvimento dos alunos e professores, dificuldades encontradas e metas para um próximo projeto.
Iniciamos o aceso via INTERNET, estamos conectados ao mundo, através do provedor TERRA, oferecemos horários de pesquisa para professores e realizamos um trabalho de atendimento aos alunos da sala de apoio do turno da manhã, alunos de 5ª a 8ª séries, de 15 em 15 dias em horário extra-classe. As professoras responsáveis pelo trabalho são Márcia Oliveira Barreto, professora da SAP e Jaqueline Severo Bach, professora responsável pelo trabalho de informática.
Os equipamentos continuam tendo assessoria técnica realizada pela COMPUSERV, empresa localizada em Novo Hamburgo. A assessoria é direcionada aos problemas de hardware e mantida pela SMEC.
Neste ano de 2000 o laboratório de informática da JPS recebeu equipamentos necessários ao bom funcionamento do mesmo, através da SMEC e com da escola.
SMEC
|
CPM JPS
|
02 OFFICE PREMIUM 2000
|
10 MOUSE SERIAL
|
01 WINDOWS 98
|
03 KIT MULTIMÍDIA 56X (cd, placa, caixa)
|
09 NORTON ANTIVÍRUS 2000 VERSÃO 6.0
|
03 ESTABILIZADORES
|
CD SHOW DO MILHÃO nº 3
|
Em 2001 a proposta de trabalho desenvolvido na ambiente de informática teve como ideia principal oportunizar aos professores e alunos um atendimento onde todas as turmas pudessem realizar seus projetos, porém, em momentos não sistematizados, sendo que cada professor de acordo com seu interesse, independente de disciplina ou turma realizasse um trabalho significativo para todos envolvidos.
A proposta de projetos foi muito interessante neste ano, havendo muitos projetos diversificados em uma mesma turma, exigindo maior envolvimento por parte dos professores de classe.
A equipe de informática em 2001 contou com o trabalho de duas professoras responsáveis pelo ambiente de informática: Isabel Maria Lopes e Jaqueline Severo Bach, que desenvolveu um trabalho de parceria com professores de classe, alunos e equipe diretiva com intuito de planejar, avaliar e manter atualizada a escola com relação aos softwares e conhecimentos oportunizados no ambiente de informática da escola.
A INTERNET foi oferecida a todos os alunos no turno da tarde dentro dos horários de pesquisas. Também iniciamos um trabalho de assessoria ao GRÊMIO ESTUDANTIL no turno da tarde uma vez por semana. Iniciamos o atendimento extra-classe aos alunos da BOLSA ESCOLA, oferecendo sessões semanais para desenvolver projetos de acordo com interesse do grupo ou dupla.
No ano de 2002 o laboratório de informática JPS passou por algumas reformas, todas muito positivas para o desenvolvimento do trabalho realizado neste ambiente. Surgiram mudanças na disposição dos micros na sala, foram feitas bancadas de madeiras e aterramento, pois trocamos os MSX por Pcs, através do repasse de 08(oito) micros 486 com monitores, teclados e mouses da E.M.E.F. Cinco de Maio, 02(dois) monitores da E.M.E.I. Santo Antônio e 01(um) micro 486 do Conselho Municipal de Educação.
Também recebemos da SMEC equipamentos novos. São eles
· 02(dois) micros PENTIUM;
· 05 impressoras HP Deskjet 3420, EPSON STYLUS C60 e 03 HP Deskjet 3820;
· 01 nobreck;
· 05 protetores de tela.
Além dos equipamentos ganhamos 01 switch24 portas (colocar micros em rede; 10 cds virgens; 05 Windows 98 e 05 Norton Antivírus 2003.
A equipe diretiva juntamente com o CPM da Escola durante o ano auxiliaram a equipe de informática, através da compra de cartuchos para as impressoras e 05 estabilizadores necessários para os novos micros, agilizando e contribuindo muito para a reestruturação do laboratório de informática JPS.
Atualmente a sala conta com o funcionamento de 16 micros, número satisfatório para atender turmas de até 32 alunos no máximo, sem prever possíveis falhas técnicas em programas em função das diferentes capacidades existentes em cada máquina, ou seja, há micros 386, 486, 586 e Pentium.
O trabalho desenvolvido com as 14 turmas do turno da manhã contou com duas professoras responsáveis pelo setor de informática mais o professor responsável por cada turma e à tarde as 13 turmas foram atendidas por uma professora do setor mais o professor responsável pela turma.
O atendimento às turmas transcorreu normalmente no 1º semestre, porém, no 2º semestre em função da troca de máquinas, construção de bancadas e novos aterramentos, o atendimento foi interrompido, retornando em novembro.
Neste ano, durante os meses de agosto, setembro e outubro a equipe de informática da escola: Isabel Maria Lopes e Jaqueline Severo Bach, participou de vários eventos como: curso, oficina, fórum, semana de encontro PROINFO em Santa Catarina e reuniões da equipe de informática em Novo Hamburgo no NTE ( Núcleo Tecnológico Educacional).
A partir do 2º semestre a equipe de informática JPS passou a ter um appoio pedagógico do NTE, sendo que este oportunizou maiores esclarecimentos sobre Projetos de Aprendizagem e acréscimo de experiências vivenciadas por professores de Novo Hamburgo e outros municípios e até de outros Estados quando participamos do VIII Encontro Nacional do PROINFO.
O ano de 2002 trouxe o início de uma nova etapa no ambiente de informática JPS, pois o laboratório deixa de trabalhar com os micros MSX, que foram os pioneiros no Vale do Caí no ano de 1991, em Montenegro, na Escola Municipal José Pedro Steigleder.
Passamos do uso do HOT-LOGO para o uso de outros softwares e micros conectados a Internet, possibilitando expandir informações e novas formas de irradiar conhecimentos que a informática nos oferece.
Houve neste ano o repasse de equipamentos para a E.M.E.F. Felisberto Porfírio de Souza com o objetivo de equipar melhor o laboratório de informática desta escola que está iniciando seu trabalho de informática educativa. Os equipamentos foram os seguintes:
· 06 MSX;
· 01 chaveador para impressora;
· 01 impressora Lady 90;
· 06 teclados para MSX;
· 06 televisores 14 polegadas.
Em 2003 o início letivo foi um pouco tumultuado, devido à falta de professores de área, no qual gerou um atraso no atendimento as turmas de 5ª a 8ª séries. No mais transcorreu dentro da proposta já organizada para o ambiente de educação na informática, ou seja, as turmas de currículo iniciaram seus trabalhos em 27 de fevereiro, num total de 14 turmas tendo em média 28 alunos e o trabalho com as turmas de área iniciou em 31 de março, num total de 14 turmas tendo em média 35 alunos.
Neste ano o ambiente de educação na informática atendeu todas as turmas da escola, num total de 785 alunos, distribuídos em 28 turmas.
O atendimento foi semanal com sessões de 50 minutos aonde o aluno veio com seu professor para realizar projetos de aprendizagem escolhidos e organizados em conjunto com as professoras do ambiente de informática.
Neste ano o laboratório contou com 22 computadores em funcionamento, oferecendo um espaço e número adequado de computadores para desenvolver um bom trabalho com as turmas e parceria diante da máquina.
O grupo de professoras que trabalham no ambiente de educação na informática é composto por Isabel Maria Lopes, Nara Lúcia Vargas Pereira da Rosa (iniciou este ano) e Jaqueline Severo Bach (coordena o trabalho na escola).
A partir do segundo semestre passamos a ter a assessoria pedagógica da psicóloga Argélia Carbonell uma vez por mês até dezembro, surgindo novamente a possibilidade de um grupo mais coeso com relação aos propósitos de um ambiente de educação na informática.
Desde o início desta proposta em 1991 até este ano, o grupo de professoras do ambiente de educação na informática da Escola JPS, vem adaptando maneiras de realizar um acompanhamento sistemático do desenvolvimento dos alunos e professores diante desta proposta de trabalho, que propõem um ambiente repleto de possibilidades que levem a uma aprendizagem significativa.
Em 2004 o laboratório de informática conta com 21 computadores em uso, sendo ( 07 AMD Duron, 02 Pentium 100, 01 PC 386 e 11 Pcs 486) e temos 03 computadores com problemas técnicos (02 Pcs 386 e 01 PC 486).
A partir de 08 de março iniciamos as conversas com os professores regentes das 27 turmas esclarecendo a importância do planejamento em conjunto para a elaboração dos projetos e a sistemática do trabalho no ambiente e em uma reunião pedagógica apresentamos nossa proposta de trabalho para o ano letivo aos demais docentes. São elas:
· Projetos de Aprendizagem voltados para o contexto social do aluno, sendo fundamental desenvolver conceitos e conteúdo, através do uso dos diferentes recursos disponíveis no computador;
· Alunos trabalhando em parceria para oportunizar o surgimento de novas ideias, discutir diferentes hipóteses, gerar desafios e principalmente construir novos vínculos;
· Ressaltar a importância da divulgação dos projetos de aprendizagem realizados em diferentes momentos oportunizados pela instituição escolar;
· Esclarecer a importante tarefa dos professores e alunos no momento de avaliar o trabalho realizado;
· Apresentar a Linguagem Logo como uma poderosa ferramenta oferecida pelo ambiente de educação que irá auxiliar as turmas em diferentes propostas de trabalho.
O atendimento às turmas teve início em 15 de março do corrente ano, num total de 27 turmas tendo em média 30 alunos em sessões semanais de 55 minutos.
Continuamos mantendo o atendimento a todos os alunos da escola, num total de 725 alunos e a coordenação do Ambiente de Educação na Informática é realizada pelas professoras Isabel Maria Lopes e Jaqueline Severo Bach.
O ambiente proporcionou a todas as turmas a exposição de seus trabalhos, com muitos momentos para troca de ideias.
Realizamos a nossa Feira de Informática na escola, de 29/11 a 03/12. Uma semana de apresentações de projetos de aprendizagem realizados por todas as turmas da escola, nos respectivos turnos e horários.
O uso da Internet foi sistemático, tanto pelos professores como pelos alunos, oportunizando pesquisas significativas para ambos e em especial para os alunos que demonstraram maior domínio.
A equipe de informática continua tendo um assessoramento pedagógico quinzenal com Argélia Carbonell e a coordenadora do trabalho de informática da SMEC é a professora Riviane Bühler da Rosa.
Foi oportunizado vários encontros e momentos para estudos e trocas de experiências para a equipe, tanto em Montenegro como em Novo Hamburgo no CEPIC/NTE (Núcleo de tecnologia Educacional).
Participamos de grupos de estudos sobre: MEGALOGO em NH e de FILOSOFIA na SMEC – Montenegro e mantivemos um encontro sistemático com toda equipe de informática de Montenegro, contando com a participação da coordenação pedagógica e professora responsável pelo Laboratório de Aprendizagem da nossa escola.
Ministramos a oficina: Explorando o Megalogo no Encontro Nacional de educação (30/06/04) em Montenegro e também o Curso Básico de Megalogo de 21 horas para professores da rede municipal (todas as 3ª e 5ª de novembro).
Apresentamos trabalhos realizados pelos alunos de 5ª série, utilizando o Megalogo no III Fórum de Informática Educativa (01/07/04) e na IV Semana de Informática educativa – NH (20,21 e 22/10/04), realizados pelos alunos de 7ª e 8ª série no ambiente informatizado e também levamos as professoras regentes Dione Ritter e Marlene Schereiner para contarem sua experiência com a turma no ambiente, especialmente no uso do Megalogo.
A equipe diretiva sob a coordenação da diretora Ana Valdeti Martins e vice-diretora Marta Vaz mantiveram o trabalho realizado no ambiente de informática de forma sistemática a todas as turmas da escola, oportunizando a aprendizagem que o ambiente oferece, dando respaldo ao trabalho que vem sendo desenvolvido pela equipe nestes 13 anos.
Em 2005 haviam 19 computadores em rede, disponíveis para desenvolver Projetos de Aprendizagem com atendimento semanal dos 720 alunos.
As pesquisas na Internet e as apresentações de Projetos de Aprendizagem se mantiveram.
A equipe de informática é composta pelas professoras: Isabel Maria Lopes e Jaqueline Severo Bach
Em 2006 contamos com 20 computadores em rede, disponíveis para desenvolver Projetos de Aprendizagem atendendo num total de 720 alunos.
Neste ano a escola comemorou seus 15 anos de informática educativa realizando a Mostra de Informática na Educação.
A equipe de informática é composta pelas professoras: Isabel Maria Lopes, Nara Lúcia Pereira da Rosa e Jaqueline Severo Bach
Em 19 de janeiro de 2007 foram instalados 06 micros novos, através da SMEC.
As atividades docentes iniciaram no dia 02 de março do corrente ano, durante este período a equipe de informática organizou o ambiente.
As atividades discentes tiveram início em 12 de março. Neste período realizou-se um atendimento às 29 turmas dentro do horário já organizado para ter uma conversa inicial, colocando-os a par dos passos fundamentais para o andamento do trabalho e aquisições novas para o ambiente informatizado.
Em todas as turmas foram desenvolvidos projetos de aprendizagem. Com a área os projetos foram desenvolvidos por trimestre, havendo a possibilidade de trocas de disciplinas.
A equipe de informática é composta pelas professoras: Isabel Maria Lopes, Nara Lúcia Pereira da Rosa e Jaqueline Severo Bach
No ano de 2008 o ambiente de Informática educativa segue dentro do seu propósito inicial em 1991, ou seja, oportunizar um ambiente rico em: autonomia, afetividade, parceria, criatividade.
Neste ano contamos com 23 computadores em rede atendendo 800 alunos.
As apresentações de Projetos de Aprendizagem e a Mostra de Informática Educativa se mantiveram.
O trabalho é coordenado pela professora Jaqueline Severo Bach.
Em 2009 a JPS através de seu ambiente de informática promoveu momentos onde foram trabalhadas as relações, o estar com o outro respeitando limites, interesses, parcerias, saber dividir momentos de descobertas, dúvidas e muitas realizações.
O trabalho é coordenado pela professora Jaqueline Severo Bach.
Em 2010 a proposta de trabalho foi explorar os recursos oportunizados através da mídias ( TV, Vídeo, Computador, Jornal, Rádio, Internet), incentivando a produção de dinâmicas que envolvam a linguagem visual, sonora e verbal, ampliando as formas de expressão.
Nossa escola possui diferentes Mídias, como: Laboratório de informática com computadores que oferecem recursos multimídia (vídeo, som, CD-ROM, TV explorando canal 53 _ TV Cultura, scanner, máquina digital); Biblioteca dispõe de vídeo, jornais, revistas, livros; Secretaria oferece: máquina copiadora, mimeógrafo e data show.
As turmas desenvolveram projetos com o propósito de dinamizar o uso das Mídias, através de produções criativas e interdisciplinares, onde as ideias foram: Textos interativos (Hipertextos); Produções de efeitos sonoros, visuais; Tele jornais; Construções gráficas; Rádio Jornalismo ou Rádio Novela.
Neste ano nossa escola conta com 810 alunos, distribuídos entre os dois turnos de atendimento, manhã Área e à tarde Currículo.
A escola oferece um Ambiente de Informática com 21 micros, utilizando o sistema operacional Windows XP e Windows 7, coordenado pela professora Jaqueline Severo Bach.
Em 2011 o início foi um pouco tumultuado, pois as máquinas foram levadas para a assistência técnica a fim de colocar memória e resolver os problemas.
Durante o mês de março não aconteceu atendimento às turmas, devido às máquinas estarem em conserto. O atendimento iniciou no dia 18 de abril para o turno da manhã, num total de 430 alunos divididos em 15 turmas, de maneira precária, pois as máquinas não estavam em rede. Não tínhamos Internet e os alunos trabalhavam em trio, e não em duplas como é o desejado, por falta das máquinas que ainda permaneciam na assistência técnica.
No dia 02 de maio o laboratório já estava com as 22 máquinas em rede e com acesso a Internet. O ambiente de trabalho ficou melhor onde passamos a trabalhar em duplas, num atendimento semanal de 50 minutos, o que consideramos ideal de acordo com nosso planejamento.
Desenvolvemos vários projetos envolvendo as disciplinas de Português, História, Ciências, Geografia, Matemática e Ensino Religioso.
Na semana de 04 à 08 de julho a coordenadora da informática participou do curso INTEGRA, que tinha por objetivo familiarizar a equipe com o sistema de informatização que será utilizado nas secretarias das escolas. Nesta semana não houve atendimento às turmas no laboratório de informática.
No 10º Encontro Nacional de Educação e 31º Encontro Municipal de Educação, dos dias 20 à 22 de julho, apresentamos os projetos de português: “Gincana de Leitura”, das 7ªs séries com a professora Cristiani Lopes Condini e “O gostar de Ler”, do 5º ano com a professora Adriana Coitinho.
A partir do segundo semestre o laboratório conta com mais uma professora, Márcia Oliveira Barreto, para coordenar o trabalho no turno da tarde, que iniciou no dia 15 de agosto, tendo 351 alunos divididos em 15 turmas, nos mesmos moldes do turno da manhã.
No 3º trimestre os alunos da área, turno da manhã, trocaram de disciplinas para o trabalho na informática para que todos professores tenham a oportunidade de usar o laboratório de informática.
Histórico do Lie - 2011
Adriane Bergamaschi
Pedro Mattos Gomes
1992 – Implantação do Projeto LOGO ARTE EDUCAÇÃO – UM CAMINHO A SAÚDE MENTAL da SMEC de Montenegro, teve início em nossa escola, quando 12 professoras participaram do Curso de Formação de Recursos Humanos em Ambiente Logo , ministrado pelo Cepic/NTE – Novo Hamburgo.
Dentre estas, a professora Adriana Maria Coimbra Mostardeiro foi designada para assumir o trabalho com os alunos. A SMEC cedeu a professora Mara Rosângela Ribeiro de seu quadro para também atuar como coordenadora no LIE. As duas professoras tinham cargos de 22 horas semanais.
O trabalho foi iniciado com 40 alunos de Pré-escola, nível B, que compareciam às sessões no contra turno, utilizando três computadores MSX com o programa HOT LOGO, programa esse elaborado pelo professor Seymour Papert, nos Estados Unidos. Contávamos com a assessoria pedagógica da Psicóloga Argélia Carbonnel. As sessões eram realizadas em uma pequena sala, cedida pelo Serviço de Supervisão Escolar.
1993 – Foi construída a sala definitiva do laboratório. Esta sala possuía dois ambientes: uma sala para os computadores e uma sala de reuniões. A escola contava com as duas professoras designadas e, ainda, com o trabalho voluntário de outras professoras da escola.
Todos os alunos da escola participavam do trabalho, porém alguns em horários semanais e outros em horários quinzenais. As turmas eram divididas em três grupos: um grupo trabalhava nos computadores e os demais em atividades de aula (exercícios, cópia, etc) e jogos referentes a linguagem LOGO.
No segundo semestre, recebemos dois computadores MSX, tendo no total cinco computadores MSX. Algumas turmas puderam ser atendidas em dois grupos.
1994 – O laboratório contava com quatro professoras: Adriana Mostardeiro e Margane Salazar, no turno da manhã, e Adriane Bergamaschi de Oliveira e Fabiana Kettermann Buss, no turno da tarde.
Passamos a utilizar a sala de reuniões para desenvolvermos jogos e atividades relacionadas ao LOGO com o segundo grupo a utilizar os computadores. Os alunos, divididos em dois grupos eram atendidos pelas coordenadoras do laboratório, tanto nos computadores quanto na sala de jogos. A professora de classe acompanhava o trabalho nos computadores, porém não tinha papel ativo nestas atividades.
Com o auxílio do CPM da escola, foram comprados dois computadores MSX e um outro foi doado à escola. Com verba do FNDE, foram adquiridos dois PC 386 DX 40 com kit multimídia.
1995 – A assessoria pedagógica passou a ser feita pela FEEVALE, com o psicólogo Paulo Padilla Petry. A professora Mara Rosângela Ribeiro assumiu a coordenação administrativa do projeto.
Neste mesmo ano, passou a fazer parte da equipe a professora Carla Janine Marques, no lugar da professora Fabiana.
O atendimento aos alunos seguiu o esquema do ano anterior, com exceção de três turmas de 5ª série, atendidas na modalidade de Clube, em horário extraclasse. Programa utilizado Logo for Windows.
1996 – N° de Máquinas: 8 MSX e 2 PCs. Programa Utilizado: Logo for Windows. Em julho passou a ser trabalhado com a versão do LOGOW em português. A professora Adriana Mostardeiro assumiu com 44 horas o trabalho no laboratório. Todas as turmas passaram a ter atendimento semanal e três turmas de 5ª série eram atendidas em horário extraclasse.
Neste ano, foram adquiridos 4 Pentium 100, e assim, todas as turmas foram atendidas em sua carga horária semanalmente, a partir do mês de novembro. Foram adquiridos ainda um Scanner e duas impressoras HP Deskjet.
1997 – N° de Máquinas: 6 MSX e 6 PCs. Coordenadoras: Adriana, Adriane e Margane. Participação na Feira de Ciências, duas turmas apresentaram seus trabalhos no LIE e I Fórum de Informática no LIE da Escola.
1998 – O Laboratório foi estruturado para receber 16 microcomputadores do Projeto Estadual de Informática na Educação e Proinfo-MEC. No mês de agosto recebemos o software MegaLogo e passamos a utilizá-lo inicialmente com a Pré Escola, passando gradativamente, às outras turmas. A escola passou a ter acesso à internet. No mês de abril participamos do I Fórum Municipal de Informática Educativa, na Escola Comunitária São José, apresentando dois trabalhos.
1999 – Equipamentos utilizados 1 Pc 386, 3 Pentium 100, 1 Pentium 120 e 7 MSX. Softwares: Hot Logo e MegaLogo
2000 – A professora Adriana Mostardeiro deixa o laboratório para assumir o Serviço de Supervisão Escolar da escola e em seu lugar passa a integrar a equipe a professora Gessi Machado Mello nos dois turnos. Recebemos em 15 de maio o laboratório composto por 16 computadores AMD-k6-2, 3 impressoras xérox e 1 scaner, os softwares recebidos foram Windows 98, Norton Anti-vírus e Office 97. Após o recebimento das máquinas passamos a contar com a assistência técnica da Procomp e assistência pedagógica do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE).
2001 – Neste ano realizamos duas Mostras de Informática na Escola, coordenadoras do LIE Adriane, Gessi e Margane.
2002 – Projeto no contra turno, um clube para estudo de um tema escolhido pelo grupo. Coordenadoras do LIE Margane, Gessi e Adriane.
2003 – CPM da Escola compra um servidor. Coordenadoras: Adriane, Gessi e Margane.
2004 – Assessoria do NTE e Assessoria Pedagógica de Argélia Carbonnel, internet passou a ser Banda Larga (ADSL). Publicada a primeira página da Escola. Curso de Informática para alunos carentes com um professor voluntário, no contra turno.
2005 – Assessoria Pedagógica da Argélia e iniciou-se a assessoria técnica pela Prefeitura, visita de escolas rurais no LIE para explorar o software MegaLogo, durante Feira Literária.
2006 – A partir do segundo semestre, deste ano, ocorreu uma troca de coordenadores, sai a professora Gessi no turno da manhã, assume o professor Pedro. Neste ano tivemos o evento 15 anos da Informática, na Usina, escolas municipais mostrando sua caminhada e projetos realizados.
2007 – Coordenadores Margane e Pedro no turno de manhã, Gessi e Adriane no turno da tarde. II Mostra de Informática Educativa do Município no Ginásio Normélio Petry.
2008 – O laboratório passa a contar apenas com um coordenador por turno. Saem os professores Adriane e Pedro, permanecem as professoras Margane e Gessi. Em novembro o LIE recebe 10 computadores novos doados pelo MEC, o sistema operacional utilizado passou a ser Linux. As coordenadoras tiveram que participar de um curso de 40 horas sobre o sistema Linux, ministrado pela equipe do CEPIC/NTE de Novo Hamburgo.
2009 – A professora Margane deixa o laboratório para assumir a Coordenação do Programa de Informática nas Escolas Municipais, em seu lugar reassume a professora Adriane.
2010 – Professoras Adriane e Gessi coordenam o trabalho no LIE.
2011 – O Laboratório conta hoje com 15 computadores com programa Linux, um com Windows XP, um servidor Linux e uma impressora Oki, Adriane e Pedro auxiliam o trabalho juntamente com as professoras responsáveis pelas 26 turmas atendidas.
Escola Municipal de Educação Infantil Gente Miúda
Silvana Longhi da Siqueira
Em março de 1996, a escola lançou-se em um desafio, investindo em um projeto inovador e polêmico: a implantação de um Laboratório de Informática. O grupo buscava comprovar suas teorias e testar novas práticas sobre o desenvolvimento infantil. Então o Círculo de Pais e Mestres, com o apoio da comunidade escolar adquiriu dois micro-computadores MSX equipados com programa HOT-LOGO e uma impressora matricial; mais tarde adquiriu mais três MSX, formando um modesto Laboratório para atendimento dos alunos.
O trabalho teve grande repercussão e resultados que motivaram a escola a fazer novos investimentos, transferindo o Laboratório para uma sala maior e buscando auxílio na comunidade para atualizar os equipamentos.
Em julho de 1998 recebemos da COPESUL a doação de quatro computadores PC-486.
Engajamo-nos no Projeto Escola, organizado pela Vonpar Coca-Cola, Reynold Latasa e Governo do Estado. Coletamos 135 mil latas de bebidas trocando-as por um computador Pentium 200. Esta aquisição só foi possível graças ao esforço conjunto de pais, professores, funcionários e da comunidade em geral. Passamos então a utilizar a versão MEGALOGO. A professora Mary Lucy Pasini ficou responsável pelo laboratório desde a sua inauguração em 1996 até ano de 2002. A partir de março de 2003 a professora Silvana Longhi de Siqueira assumiu o laboratório de informática.
Em setembro de 2008, a escola recebeu a doação de 10 Pentium III da empresa TANAC S/A. Estes computadores equiparam, modernizaram e melhoraram o atendimento no Laboratório de Informática.
Em 2009, com a ampliação da escola, o Laboratório passou para uma sala maior e hoje trabalhamos com: 1 PC-486, 08 Pentium III, 1 AMD Sempron 2300 e 1 Intel Celeron D310, uma impressora multifuncional HP F380, 1 impressora HP Deskjet 3940 e 1 webcam. Todos os computadores estão em rede e com internet.
No Laboratório de Informática são atendidas 13 turmas divididas em: 02 de Berçário II, 03 de Maternal l, O3 de Maternal II, 03 de Jardim A e 02 de Jardim B. São crianças de 1 ano e meio a 6 anos.
As crianças trabalham em duplas, onde o professor organiza sua turma e orienta o trabalho, trabalho este, que está relacionado com os projetos desenvolvidos em sala de aula. São vários os programas e softwares explorados, entre eles: Megalogo, Paintbrush, Tux paint, Art Rage, Word, Power point, Fine Artist, Creative Writer, Internet, Jogos em Cd ROM , etc.
Histórico do Lie - 2011
Cristina Pires
Mara Ribeiro
1996
A escola Cinco de Maio inicia caminhada com a informática educativa com a inauguração do laboratório com computadores doados pela empresa Copesul (6 computadores, 1 scanner e 1 impressora.
As crianças iniciaram o trabalho no dia 03/12/1996 através de um Clube de informática, no período da tarde, horário extraclasse com alunos de 5ª séries.
As coordenadoras do Laboratório de Informática eram as professoras Rosangela Moreira, Silvana Plentz e Cristina Lorena de Azevedo
A linguagem LOGO é o foco dos projetos desenvolvidos na escola.
1997
Todas as turmas começam a ser atendidas no Lie em duas etapas (Lie e sala de jogos) devido ao número reduzido de computadores.
Em agosto deste ano a equipe de Informática do município participa do 3º Fórum de Informática Educativa na Feevale.
1998
O Lie é ampliado. A Copesul doa mais 13 computadores 486 Windows 95 e com verbas do FNDE foi adquirido um micro pentium 100 totalizando 14 micros no Lie mais um scanner de mesa, uma impressora e o software utilizado era o MEGALOGO. Neste ano a turma passa ser atendida de forma integral.
1999
Chega ao Laboratório da Escola dois software educativos: CREATIVE WRITER E FINE ARTIST buscando otimizar o trabalho que a escola desenvolve.
É instalada a Internet.
Organização e participação no 2º Fórum Municipal de Informática ocorrido no mês de Maio, nas dependências do Instituto de Educação São José em Montenegro. Este Fórum foi uma promoção conjunta da Smec, Instituto de Educação São José, Colégio Sinodal Progresso e Logo-Educação e Informática.
Ocorre na escola a 2ª Mostra de trabalhos educacionais (13/08)
Partipação no 5º Fórum de Informática Educativa na Feevale em 16 de Outubro.
A escola 5 de Maio sedia a 5ª Feira Municipal de Informática na Educação (11/11/1999). Nesta modalidade de apresentação os alunos expõem seus trabalhos juntamente com a professora de sala de aula.
2000
2001
O Lie está equipado com 14 computadores (12 micros 486 IBM, 1 micro 586 e 1 pentium 100), 1 scanner de mesa, 1 impressora e Internet.
As professora coordenadoras do Lie são Cristina Lorena de Azevedo e Silvana Mara Plentz.
Organização e participação no 1º Fórum Regional/3º Fórum Municipal de Informática ocorrido no dia 25/08, nas dependências do Instituto de Educação São José em Montenegro. Este Fórum foi uma promoção conjunta da Smec e Instituto de Educação São Jośe.
Ocorre na Escola a Expoart/ Feira de Informática na Educação (15/12)
2002
As professora coordenadoras do Lie são Cristina Lorena de Azevedo e Silvana Mara Plentz. O Lie está equipado com 12 micros 486 IBM, 1 micro 586 e 1 pentium 100), 1 scanner de mesa, 1 impressora e Internet. Em junho a escola recebe da Copesul 14 micros IBM pentium 2 e faz-se a doação para as escola EMEF José Pedro Steigleder e EMEI Santo Antonio.
Ocorre em agosto a Mostra de trabalhos educacionais na escola.
Em Outubro a escola recebe a doação de 10 micros dos Correios que foram doados para a EMEI Santo Antonio.
2003
O trabalho com a Linguagem LOGO continua sendo bastante expressiva na escola. Incorpora-se à equipe a Professora Rose Mari Sprandel da Silva juntamente com a professora Cristina Lorena e Rosângela Moreira.
2004
A professora Vandérti Griebeler começa a coordenar o Laboratório juntamente com a professora Cristina Lorena, Rosangela e Rose Mari.
2005
Coordenação do Laboratório é de responsabilidade das professoras Rose Mari, Rosângela e Vandérti.
Entra para a equipe a professora Cristina Pires
2006
Assume a coordenação a professora Riviane juntamente com Rose Mari e Rosângela.
2007
Assume a coordenação do Laboratório a professora Juliana Silveira (Manhã) e professora Cristina Pires (Tarde)
2008
A escola recebe do programa PROINFO (Governo Federal) 10 computadores novos com o sistema operacional Linux. As máquina antigas forma doadas para as escolas municipais ( EMEF Walter Belian, EMEF Adolfo Schüler entre outras)
A escola recebe do FNDE 5 micros Windows XP.
2009
Ocorre a semana de Informática Educativa em julho – INFORMÁTICA EDUCATIVA NA ESTAÇÃO – TRILHANDO NOVOS CAMINHOS.
O Lie está equipado com 10 micros Linux educacional 2. 0 e 5 micros Windows XP.
A escola, através da verba do PDE, adquire 30cadeiras e mesas novas para equipar o Lie.
2010
Coordenação do Laboratório é de responsabilidade das professoras Cristina Pires e Juliana Silveira da Silva.
A plataforma Linux Educacional 2.0 é substituida pelo Linux Educacional 3.0, na versão Ubuntu. Outra mudança no Lie foi a troca do Switch de 16 para 24 portas e a troca do ar condicionado split por outro mais potente, adquirido com verbas municipais.
Participação de cursos e eventos:
Pbworks (NTE/NH)
Xadrez escolar
Semana da Informática na Estação
6º Módulo de Formação do programa Escola Ativa (Porto Alegre)
2011
A coordenação do Laboratório é de responsabilidade das professoras
Professoras Cristina Pires e Mara Ribeiro.
Substituição em 4 micros XP pela plataforma Linux Educacional 3.0 Ubuntu.
A escola 5 de Maio sedia o Encontro de Educação e a equipe de informática do município organiza os 20 anos de informática na Educação em Montenegro
Maravilhoso! Voces tem ainda os MSX? Aceitam professores de Inforamtica?
ResponderExcluir